terça-feira, 25 de novembro de 2008

Diálogo Máximo.

E ela disse: "Não era isso que eu queria. Não era assim. Não foi isso que me atraiu. Não foi isso que me prendeu, que me atiçou. Não foi isso que me fez pensar, divagar, sonhar. Não vieram daí as cumplicidades, as alegrias, as trocas. Onde havia força, ímpeto, dinamismo, agora há marasmo, fraqueza, mantras. Não é isso. Não deve nem precisa ser assim. O problema é que você não vê o problema. E o problema está e é você, não como é, ou como era, mas como está. Para onde foram suas palavras? Para onde foi sua grandiloquência? Se enterrar assim, há motivo? Você não consegue enxergar. Não como está agora. E essas drogas. Não as tome. Elas te roubam o juízo. Ouça-me. Ouça a mim. Antes, eu estava em dúvida, mas agora não sei mais. O que conheci desaparece aos poucos neste poço onde você se jogou. Não gosto disso, mas te gosto. Por isso permaneço. Sei que você pode sair disso, mas quero que você saia sozinho, para que você volte a ser grande e forte, grandiloquente como antes. Se eu te der o que você quer, você se tornará ainda mais frágil, e poderá quebrar a qualquer momento. Tem certeza de que quer isso? Isso você não terá. Te gosto demais para fazer isso com você. Eu ainda não deixei de acreditar. Temo que você possa decidir ir embora, talvez, a qualquer hora, dormir aquele sono de que você fala, e com o qual ameaça. Mas eu não temo isso, embora o tenha visto quase adormecido. No entanto, eu te acordei. Ou ao menos te ajudei a acordar. Agora saia daí. Lave o rosto. Levante-se. Recomeçe. Minha mão está aqui, se quiser segurar, mas é só isso que tenho por agora. Depois, veremos. Não posso, nem irei prometer nada. Só quero que volte a ser como antes. Entendo o seu cansaço. E você precisa dormir, mas um outro sono, e acordar recuperado. Tudo poderá ser diferente. Isso não temos como saber. Tome minha mão, se quiser. Ela estará sempre aí, do seu lado, embora longe da vista. Não se torture. Não se martirize. Não sonhe. Seja o que fora antes. E tudo poderá se tornar algo novo."

E então ele viu uma luz fraca acendendo-se ao longe. E quis levantar.

Nenhum comentário: