sexta-feira, 21 de novembro de 2008

διδαχη, ou, sobre mim mesmo (ou não)

διδαχη: para os que ainda não compreenderam, isto é, supostamente, a origem do meu nome (com o perdão da ausência dos acentos diacríticos que inadequações técnicas não permitem que eu acrescente). Origem grega: relacionada à instrução. Também origem de "didática" e congêneres. Outra origem, latina, didacus, significaria instruído. Feliz coincidência? Ou mera prepotência? Ou destino que não há? Origens espanholas também, Diogo, um dos nomes advinhem de quem? Do diabo.

Fico eu, então, com esse fardo, de carregar esse nome para onde for, benção ou não, se é que há tal coisa.

Outras análises onomásticas de mim mesmo: di-ego. Ego, "eu", latim. Ego dividido. Dois eus. Geminiano. Di-, prefixo normalmente negativo, que divide meus egos.

E fico, assim, nessa coisa incerta, que não vale. Com egos distópicos, divididos, distônico, distorcido, diuturno.

Um comentário:

Carla disse...

Olha, depois dessa sua análise onomástica, percebo que seus pais te deram o nome certo.

Parabéns pela apresentação na Ufes, mandou bem! rsrsr